BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O dilema do antropólofo francês

A fim de exercitarmos o entendimento de premissa, réplica e argumento, na Interdisciplina de Filosofia fomos convidados a analisar o texto"O dilema do antropólogo francês".
O texto relata a experiência de um antropólogo junto a nativos que desconheciam a existência de outras raças. O dilema acontece no momento em que Claude, o atropólogo, é questionado pelos nativos se os brancos são deuses, e ele responde que sim.
Nossa tarefa foi a de nos posicionarmos frente a decisão do estudioso, argumentando se ele interferiu ou não no modo de vida daquela comunidade.
Acredito que o antropólogo interferiu sim no modo de vida dos nativos, pois acredito que a concepção de mundo é um aprendizado social e que o que nos permite modificá-la é a interação com o diferente, ou seja, a participação com outro grupo social.
Se Claude tinha a consciência de que sua resposta interferiria na concepção de mundo daquele grupo, é porque sabia que o simples fato de sua presença naquele local já era por si só um fato modificador naquela cultura.

Penso que não há como abstrair completamente as concepções e aprendizados que possuímos e que assim como alterou as concepções dos nativos, aquela convivência alterou também as próprias concepções do pesquisador.

0 comentários: