BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Aprendizagem

Quando iniciei na Faculdade de Pedagogia acreditava que seria muito parecido com as aulas do curso superior que eu já havia freqüentado em outra universidade. A novidade, pensava eu, ficaria por conta do ensino ser à distância.


Logo no primeiro semestre pude perceber que as novidades iriam muito além do que eu imaginava. Primeiro aprendi a me posicionar sempre a respeito das questões que iam surgindo durante o percurso, algo que, no presencial só era necessário quando das realizações das provas, talvez em alguns trabalhos. Aprendi a refletir sobre tudo o que escutava, lia ou via, concordando ou não.


Porém a grande aprendizagem me surgiu de uma maneira surpreendente: eu não sabia ouvir meus colegas e tirar das suas idéias meandros que reconstruíssem minha aprendizagem. Sempre me acostumei a realizar tudo sozinha e, de repente, ter que ouvir o outro e perceber que existem outras nuances que aparecem sobre um determinado assunto foi muito difícil pra mim.


Num primeiro momento me oferecia para realizar os trabalhos sozinha, de maneira autônoma, e enviá-los para apreciação dos colegas – contar com a interferência alheia não me parecia confortável.

Posteriormente passei a aceitar que os outros poderiam fazer algo tão bem ou até melhor do que eu, só que muitas vezes de maneira distinta. E, por fim, percebi que só iria ser possível a minha aprendizagem se criasse com meus colegas uma rede de aprendizagem, onde todos se ajudassem, e se articulassem em parceria, para que todo o grupo crescesse, cognitivamente, junto.


Penso que minha aprendizagem individual se deu através da observação, da experimentação, da necessidade de articulação com o outro e acima de tudo através da ação.
Hoje me sinto muito confortável em trabalhos em grupo – na verdade passaram a ser meus preferidos.

1 comentários:

Patricia Grasel disse...

Carla querida :)

Que delícia ler sua postagem sobre "Aprendizagem", em sua escrita consegui identificar seu processo de construção do perfil de um "aluno virtual", aluno da modalidade de ensino a distância. Tudo o que vc escreve me lembra uma simples, mas poderosa palavra: interação, interação entre os sujeitos envolvidos (colegas, tutores, professores). É através das trocas, do ouvir o outro, do compartilhar, do fazer colaborativamente que a aprendizagem ocorre de maneira mais prazerosa.
Parabéns por compartilhar conosco sua "Aprendizagem"

Bjokas no coração
Paty