BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O clube do Imperador

Um filme instigante por si só O clube do Imperador é um filme que prende o expectador pelos diversos dilemas morais que envolvem o personagem principal.

O clube do Imperador se passa no ambiente de uma tradicional escola, que funciona em regime de internato para meninos. Nesta escola, lecionando a disciplina de História, está o professor Hundert.

Além de apaixonado pela disciplina com a qual trabalha e sentir-se um exemplo moral, o professor sente-se responsável por moldar o caráter de seus alunos, e isso leva o professor ao dilema moral em torno do qual acontece o filme.

Ao tentar resgatar um aluno descomprometido e de caráter duvidoso, Hundert privilegia tal aluno em detrimento de outro, que seria o classificado como finalista de uma competição escolar.

O professor sofre com tal atitude e vive no dilema de contar ou não a verdade ao aluno desfavorecido, pois se sente referência moral e ética aos seus alunos. Ao confessar que trapaceou teme perder as referências de caráter que guiaram toda sua vida acadêmica. Porém ao revelar a verdade demonstrou a força de sua dignidade, ainda que tardiamente, o que foi reconhecido pelo aluno prejudicado. O aluno reconheceu que aquela pessoa foi importante para sua formação em diferentes aspectos, apesar do erro cometido.

Penso que, assim como no filme, a ânsia de resgatarmos alguns alunos para nós é muito forte, e podemos acabar privilegiando uns e não obtendo êxito em nossas intenções. Mas apesar disso, o que importa é toda a caminhada e não parte dela. Acredito também que trabalhar com educação é tornar-se um eterno pesquisador e que, assim como no filme, podemos aprender inclusive com nossos equívocos.

1 comentários:

Gláucia Henge disse...

OLá! Você propõe que o professor deva ser um eterno pesquisador. Isto é um ponto interessante. Quais seriam os âmbitos das pesquisas? Estariam mais relacionadas com os conteúdos? Com os processos de aprendizagem? Com o comportamento humano????