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terça-feira, 19 de outubro de 2010

EIXO V


A interdisciplina de Seminário Integrador V propôs cofeccionarmos uma tabela na qual explicitaríamos as atividades realizadas diariamento em nosso cotidiano, assim como o tempo destinado a cada uma delas.
Ao realizar esta atividade me chamou atenção de como minha vida esta voltada para o trabalho ou estudos e como delego pouco tempo para lazer ou família, ou pelo menos muito menos tempo do que eu imaginava delegar.
Temporariamente não encontro outra forma de gerenciar minhas atividades cotidianas, apesar de que gostaria de ter mais tempo em minha vida para diversão.
Psicologia da vida adulta
Segundo Erikson, a conquista de nossa identidade se dá ao longo de toda nossa vida, à medida em que vamos experienciando e nos socializando.
Isso nos permite percebermos de maneira mais clara quem somos e o que queremos ser.
Acredito que esta intenção está diretamente relacionada às vivências sociais que tivemos ao longo de nosso percursso.
Gestão democrática
A Gestão democrática possui instâncias de funcionamento: a dimensão financeira, que se dá através dos repasses regulares de verbas para aplicação nos recursos desejados pela escola e posterior prestação de contas para a mesma; a dimensão administrativa, com o planejamento participativo, a eleição de diretores, o funcionamento do Conselho Escolar e as agremiações, associadas ao trabalho da escola; a dimensão pedagógica, que evolve o Projeto pedagógico e as ações realizadas para que o mesmo seja alcançado pedagogicamente; a dimensão relacional, que constitui do eficiente relacionamento com o sistema, com outras redes de ensino e instituições envolvidas com a educação que podem auxiliar a escola a colocar em prática seus objetivos expostos no Projeto Pedagógico.
Observo que ainda falta a consciência da comunidade, onde a escola que trabalho está inserida, da necessidade da sua participação de maneira mais efetiva. Há uma falta de apropriação por parte desta, da exposição de seus desejos, da participação constante nos processos escolares e acompanhamento das programações do calendário escolar.
Existe ainda a questão dos recursos insuficientes para a educação, o que ocupa grande parte do tempo dos discentes, que precisam se preocupar com a elaboração de formas para angariar e garantir a estabilidade financeira da escola. Também nesse sentido, me chama a atenção o grande número de colegas educadores que se desdobram em uma jornada de sessenta horas semanais de trabalho, pois os salários da categoria ainda são baixos. E nesse sentido acabam prejudicando a pesquisa, o desenvolvimento e o envolvimento dos profissionais de maneira mais harmônica, como requer a educação.
Através do que foi visto até agora, acredito que falta uma tomada de consciência da população no sentido de exige a implementação das políticas públicas. Isso acontecerá através da participação democrática, a iniciar pelo ambiente de nossas salas de aula. Aprendendo a participar criticamente do seu próprio processo de aprendizagem o indivíduo cria o hábito e vê a necessidade de fazê-lo em todas as dimensões de sua vida.
Pensando sobre Karl Marx e István Mészáros
Durante a interdisciplina de Escola, cultura e Sociedade, fomos comvidados a pensar sobre as idéias do filósofo e historiador Karl Marx e de Mészáros, e à partir daí tecermos um comentários sobre como percebemos a escola na atualidade.
Marx acreditava que a união entre trabalho produtivo e remunerado, instrução intelectual, exercício físico e treinamento politécnico elevariam a classe operária acima das classes superiores e médias.
Pensava que os trabalhadores operários vendiam sua força de trabalho para uma classe dominante, tendo uma dura jornada de trabalho sem tempo e sem condições para refletir sobre seu estado e promover mudanças.
István Mészáros propõe o pensar sobre a educação para além do capital. E que, a fragmentção que não permite ao homem dar-se conta do todo, e a partir deste todo, reelaborar suas idéias.
Neste país, para muitos operários, o buscar o conhecimento ainda é motivado única e exclusivamente para a manutenção de seus empregos. Vão para cursos noturnos cansados, após uma exaustiva rotina de trabalho, não percebendo que ali talvez se encontre sua única perspectiva de mudança.
A escola, servindo ao sistema, também fragmenta o conhecimento em pequenos compartimentos de acordo com aquilo que julga ser interessante ao seu aluno aprender. Falta exonomia na carga horária das disciplinas, falta articulação entre as mesmas, falta fazer o educando dar-se conta do todo.
Estudar Marx e Mészáros é repensar no que estamos reproduzindo no espaço escolar, e o que desejamos para o mesmo. É repensar idéias, tempos e espaços.
Concepções e normas de currículo e de avaliação
Na interdisciplina de Organização do ensino Fundamental, realizamos um quadro de levantamento de dois documentos do currículo escolar: o Projeto político pedagógico e o Regimento escolar, da escola na qual atuamos.
O PPP trata das concepções escolares, a partir da análise da realidade da mesma, e conclui com o que deseja, aquela comunidade, que seja articulado dentro deste espaço.
O Regimento escolar aborda as normas que devem ser seguidas para atingirmos os objetivos apontados no PPP.
Refletindo sobre tais questões, posso perceber que a educação está passando por um momento muito singular, no qual, todos os envolvidos estão procurando soluções e caminhos para tornar o aprender prazeroso, mas acima de tudo significativo. Há avanços constantes na busca do sucesso em nossas escolas e muito ainda precisa ser feito, mas o mais importante é que finalmente estamos problematizando, discutindo pensando e falando sobre educação.
Acredito que a unidade escolar deva ter mais autonomia, que mesmo devendo se reportar à mantenedora, deva ser capaz de elaborar sua dinâmica e adaptar suas decisões de acordo com a comunidade na qual se insere. Atualmente, sou supervisora, e não consigo sentar com professores para elaborarmos projetos pedagógicos e praticas que atendam as necessidades dos nossos alunos, pois destino a maior parte do meu tempo preenchendo papéis ou em reuniões coma a mantenedora, deixando assim, na verdade, a escola acéfala desta função.
Penso que isso de deve, também, porque a mantenedora também está aprendendo a abrir-se para a participação do coletivo.

1 comentários:

Patricia Grasel disse...

Carla querida

Sua postagem está muito boa, bem completinha, abrange diversos tópicos. Parabéns