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terça-feira, 19 de outubro de 2010

EIXO IV



Neste eixo a interdisciplina do Seminário Integrador trouxe a tônica do que seria o foco do semestre e que, futuramente, nortearia também o restante da graduação: a capacidade de formular e estimular a indagação.
Sabemos que a pergunta é a iniciativa de apropriação de algo pelo sujeito e que é inerente 'a construção do conhecimento. O fato do professor de estimular e valorizar o ato da pergunta está diretamente relacionado 'a construção da criticidade que tanto queremos.
A pergunta também pode ser um indicativo para o docente de o quanto ele está em sintonia com os interesses de seus alunos..
A busca de atualização e aperfeiçoamento está diretamente ligada 'a nossa capacidade de questionamento.
Atividade de Estudos Sociais
Na interdisciplina Representação do mundo pelos Estudos Sociais, realizei uma atividade na qual refletia sobre minha prática em sala de aula e a importância de se ensinar/aprender História e Geografia. Neste momento me dei conta de quão mais fácil se torna instigar alunos à criticidade se planejarmos nossas ações em sala de aula partindo dos "interrogantes do presente" surgidos das concepções trazidas pelos próprios educandos.
Conhecimento dos objetos
"O conhecimento, segundo Piaget, não é uma cópia da realidade. Não resulta de olhar e fazer simplismente uma cópia mental, uma imagem de um objeto. Para conhecer um objeto, um fato, é preciso agir sobre ele, modificá-lo, transformá-lo, compreender o processo dessa tranformação e, como conseqüência entender a maneira como o objeto é constrído."(Léa da Cruz Fagundes)
A experência com luz e sombra que realizamos com os alunos na Interdisciplina de Ciências,reflete muito bem a importância da manipulação de objetos concretos como forma de apreensão dos mesmos. Quebrei a cabeça e fiquei encantada como os alunos sentiram-se desafiados ao manipularem figuras simples e com elas formaram inúmeras possibilidades que só através da ação sobre o objeto foi possível.
O Tempo e o Espaço- uma construção preparada
Conhecer que a noção de espaço e tempo pela criança é algo que exige uma preparação que deve ser provocada intencionalmente em sala de aula foi uma descoberta muito enriquecedora para minha prática.
Saber que as etapas da construção da noção de espaço passa pelo espaço perceptivo, representativo, intuitivo, para só então chegar no operatório, com faixas etárias correspondentes é, para mim visualizar soluções para diversos problemas de aprendizagens da sala de aula. Como por exemplo: um aluno com dificuldades matemáticas pode não ter realizado atividades suficientementes relevantes para o desenvolvimento de seu espaço operatório. Fato esse, que também justifica a impotância de trabalharmos interdisciplinarmente em sala de aula.
Assim, também na construção do tempo físico e histórico. Essas dimensões são elementos fundamentais para o entendimento pelo aluno de uma dimensão contínua, o que permitirá a ele identificar-se como elemento constitutivo da história.
TICS - TEXTO COLETIVO
Após diversas tentativas frustradas de me cadastrar em um grupo, recebi ajuda da colega Sheila, que me instruiu como deveria iniciar um texto no ETC.
Sendo assim, iniciei minhas considerações pensando justamente na importância da cooperação e da interatividade nas relações de aprendizagens que construimos ao londo de nossa vida.
Que o pertencimento a grupos é da natureza humana, e é assim que nos completamos e respondemos nossas necessidades de sobreviência, nas mais diversas situações cotidianas. É também o grupo que nos permite a indudualização, através das nossas mais variadas reflexões, pois assim nos reconhecemos e formamos nossa identidade.

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