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terça-feira, 5 de outubro de 2010

O pedagógico e a política



A interdisciplina SI III possibilitou uma reflexão sobre nossos momentos de aprendizagens, e o estabelecimento de uma relação de todas as interdisciplinas que estão sendo estudadas e nossa prática cotidiana. O registro destas relações me faz perceber de maneira mais clara as a distância ou a proximidade entre a teoria e a prática. Aliás, Seminário Integrador em todas as suas edições buscou que se realizasse de maneira reflexiva e interdiciplinar uma análise sobre o que se aprendeu, para que serviram tais aprendizagens e como irão interferir na práxis no espaço escolar.
A interdisciplinade EPPC me fez repensar a vivência escolar e o que observo dento daquilo que os professores esperam em termos de escola ou ideais de educação. A distância existente entre o currículo aplicado nas escolas e as reais necessidades da comunidade na qual está inserida. Segundo Paulo Freire, os professores devem assumir um papel responsável na formação dos propósitos e condições de escolarização. Essa responsabilidade acaba se perdendo no excesso de carga horária trabalhada, que é gerador de desânimo, acomodação, cansaço, sentimento de impotência e por fim, pouco tempo para reuniões que levem à crítica reflexiva das condições e frutos da sua intervenção profissional.
Como professora acredito que, todos nós educadores, possuímos um ideal comprometido com a pesquisa e a transformação. Nos falta, com certeza, é tornar o pedagógico mais político e o político mais pedagógico e pensarmos, juntos, meios que possibilitem a mudança educacional necessária, idealizada por Paulo Freire.

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