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terça-feira, 5 de outubro de 2010

Artes e brincadeiras no terceiro trimestre


No terceiro trimestre tive um total de sete disciplinas que se apresentaram voltadas para a organização escolar e a importância das artes e da brincadeira na escola não só como forma de enriquecer o aprendizado mas, principalmente, como promotoras do conhecimento.
A interdisciplina de Teatro na Educação me permitiu experienciar uma possibilidade lúdica de estimular as potencialidades reflexivas e críticas dos alunos. Como professora, busquei incentivar essas características nos educandos. Descobri que através da utilização do teatro – com suas técnicas de desinibição, da improvisação, do discurso espontâneo – isso seria possível. Talvez, seja esta uma solução para um problema sério do sistema educacional brasileiro.
A interdisciplina de Artes possibilitou-me conhecer diferentes produções artísticas realizadas ao longo da história da humanidade, e, por fim, estabelecer um paralelo – visita à Bienal – com o que é arte e o que costumamos chamar de arte.
Pude observar que a arte está mais presente no cotidiano escolar do que imaginava e o quanto é importante para o aluno um professor que reconheça sua livre expressão como um trabalho artístico.
A música está presente em nossas vidas do ventre materno até a nossa morte. Ela está ligada a condição humana como seu complemento.
As vezes, não sabemos explicar porque possuímos essa ligação tão íntima com uma determinada melodia, mas é através dela que damos formas aos sentimentos, pois ela nos apresenta "um tempo anterior à possibilidade de expressão verbal".
Esta interdisciplina possibilitou tais reflexões como também, a importância, para o aluno e professor, a diferenciação entre ritmo, compasso e melodia, inclusive para as futuras aprendizagens no que tange a matemática.
A interdisciplina de Literatura me possibilitou perceber as dimensões de um poema, os tempos e espaços da narrativa e, principalmente, o quanto é importante utilizarmos em sala os textos originais dos autores, pois, contos são criações populares, feitas por pessoas anônimas, transmitidas oralmente, de geração para geração, pela própria memória do povo, retratando a sociedade da época, e isso, muitas vezes não se manteve preservado. Cada um que contava a historia repetia e / ou criava elementos, acrescentando, modificando e dando uma nova interpretação ao mesmo conto, se baseando em sua história de vida e nas dos outros, partindo de um processo de criação individual, porém tais transformações, muitas vezes, acabam por não atender as intenções originais das narrativas.
Na interdisciplina de Ludicidade pude aprender a real importância das brincadeiras para a criança. A brincadeira é um espaço de "mentira", no qual o sujeito têm o controle da situação. É através da experiência lúdica que a criança ou o adulto pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral e descobrir seu "eu". É brincando que reconhecemos o outro na sua diferença e singularidade, e as trocas aí partilhadas entre os sujeitos irão embasar a maneira de ver e se relacionar com o outro e com o mundo.
O lúdico pode servir para dominar angustias e controlar os impulsos, assimilar sensações, estabelecer contatos sociais, satisfazer desejos, desenvolver habilidades, conhecimentos e criatividade.
Gostei muito das aprendizagens possibilitadas por esta interdisciplina.

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