BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Primeiro e Segundo Semestre em Pedagogia




Descrevo, neste primeiro momento, os dois primeiros semestre de maneira conjunta, pois foi assim, mesclados que se apresentaram em minha caminhada acadêmica.
No segundo semestre do ano de 2006, retornei ao trabalho, após uma licença gestante, e soube por colegas que estavam realizando um curso de Pedagogia à distância pela Ufrgs. Falavam das dificuldades que enfrentavam diante das novas tecnologias que lhes eram apresentadas. Fiquei interessadíssima. Não entendia direito o funcionamento do EAD e comentava com as alunas que para mim, que havia dado a luz a pouco essa modalidade seria perfeita, pois já havia iniciado outro curso superior, em uma faculdade particular, o qual tranquei em virtude da maternidade.
Alguns meses depois, essas mesmas colegas me avisaram que seria realizado um novo vestibular para que fossem preenchidas algumas vagas restantes no curso.
Resolvi me inscrever. Estava medrosa, pois havia muito que não participava de um vestibular, e este não era qualquer um, tratava-se da universidade tão sonhada por muitos e alcançada por poucos; a Ufrgs.
Estudei, prestei as provas e passei. Foi uma grande alegria para mim e minha família...
Inicialmente houve uma grande apreensão quando soube que iniciaríamos junto com as colegas que já estavam no curso e que aos poucos iríamos recuperando as cadeiras, uma a cada semestre. Não sabia se daria conta de tantas novidades que o curso trazia, agregadas ao meu dia a dia agitado e as noites sem dormir por ter um bebê pra cuidar.
Um dos primeiros desafios foi organizar minha rotina diária para apresentar aos professores a qual incluía um cronograma dos momentos dedicados aos estudos... Meus dias já eram tão agitados que parecia não sobrar tempo para mais nada... Bem como não sobrava mesmo tive que incluir os estudos, retirando dos momentos de lazer ou com a família.
Neste primeiro momento aprendemos sobre o surgimento da infância, os conceitos psicanalíticos de id, ego e superego e iniciamos o entendimento de como se dá a aprendizagem, sobre a cronologia histórica da escola e da educação. Aprendemos ainda sobre o que é alfabetização e o que é letramento, e, principalmente, como trabalhar com o computador, criando e editando páginas na internet. Estava exausta, mas maravilhada com as possibilidades que se apresentavam a minha frente.

2 comentários:

Patricia Grasel disse...

Carla,

Sua postagem revela uma caminhada de ousadia em iniciar um curso na modalidade a distância, que exige muito mais comprometimento, responsabilidade e tempo do que na modalidade presencial. Digo ousadia por ver que ao iniciar o curso vc estava com um bebê pequenino necessitando de sua atenção. Hj me parece que valeu seu esforço, pois vc está chegando na reta final com um sentimento de ganho... parabéns!!!

Patricia Grasel disse...

Carla,

Sua postagem revela uma caminhada de ousadia em iniciar um curso na modalidade a distância, que exige muito mais comprometimento, responsabilidade e tempo do que na modalidade presencial. Digo ousadia por ver que ao iniciar o curso vc estava com um bebê pequenino necessitando de sua atenção. Hj me parece que valeu seu esforço, pois vc está chegando na reta final com um sentimento de ganho... parabéns!!!