BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 16 de maio de 2010

O que a UFRGS me ensinou



Para Piaget o equilíbrio entre assimilação e acomodação resulta no desenvolvimento intelectual. “Cada passo à frente no desenvolvimento intelectual exige aplicação do que já é compreendido, seguida por um ato de ajustamento no qual o conhecido é modificado pelo desconhecido” (p. 129).
Ele pensa o homem como um ser essencialmente social e que não pode ser pensado fora do contexto da sociedade.
Para Vigotsky a aprendizagem se dá através da relação do indivíduo com o seu meio, e a interação do sujeito com o mundo se dá pela mediação feita por outros sujeitos.
O processo de socialização é uma marcha para o equilíbrio, de origem biológica, pois todo sistema vivo procura o equilíbrio para chegar à adaptação. A necessidade de equilíbrio é decorrente também da em sociedade, em grupos.
Segundo Erikson, a conquista de nossa identidade se dá ao longo de toda nossa vida, à medida em que vamos experienciando e nos socializando.
Isso nos permite percebermos de maneira mais clara quem somos e o que queremos ser.
Acredito que esta intenção está diretamente relacionada às vivências sociais que tivemos ao longo de nosso percursso. O ideal seria termos a experiência e aceitação da velhice durante a puberdade, mas infelizmente as etapas não acontecem desta maneira...
Custei a dar-me conta do que me faltava neste período de estágio. Pensava que algo estava faltando...incompleto. Recorri então às minhas aprendizagens realizadas até o momento nesta graduação.
Li, reli e ao deparar-me com o manual básico da Pedagogia que são seus pensadores dei-me conta do que estava diferente: não estava trabalhando em grupo de colegas...
Nesses anos de formação, lembro que inicialmente, me incomodava quando os professores organizavam trabalhos em grupo, pensava: “como vamos nos organizar se não nos encontramos...” ou “ não tenho tempo pra me reunir com colegas...”. Pois bem, eu mudei. Quando realizei minha postagem neste blog em 17.06.2009 já escrevia que “ a grande aprendizagem me surgiu de uma maneira surpreendente: eu não sabia ouvir meus colegas e tirar das suas idéias meandros que reconstruíssem minha aprendizagem.” http://peadportfolio164263.blogspot.com/2009/06/aprendizagem.html
A UFRGS me ensinou isso: ao trabalhar com o outro reconstruo minhas certezas.
Acostumei a, diariamente, recorrer as colegas com as quais trabalho e que também estudam comigo, para trocar assuntos afins. Porém o estágio é diferente. Cada uma constituiu seu projeto, de acordo com as características próprias da sua turma, e as necessidades destas segundo suas percepções. Nossas trocas ficam no campo dos relatos do que estamos realizando, o que deu mais ou menos certo e o que pretendemos incluir até o final deste período.
É claro que essa prática também se constitui como aprendizagem e que teremos de achar um novo caminho para nossos embates teóricos... Talvez se pudesse pensar um estágio em duplas ou trios...não sei. O fato é que sinto falta das minhas colegas de grupo pois sei que aprendo com elas.
Quanto à minha prática esse fato resultou em mais uma aprendizagem: o aluno só alcançará a autonomia quando tiver desenvolvido o exercício das relações interpessoais e de respeito, e esse lugar é fundamentalmente a escola, visto que ela reproduz a sociedade e que também a influencia.
É importante construir relações de reciprocidade e respeito mútuo, para que o indivíduo se integre positivamente no seu contexto social. Ao se sentir valorizado ele influenciará as gerações futuras na prática da autonomia moral, da criticidade e do respeito mútuo.
O processo de socialização é uma marcha para o equilíbrio, de origem biológica, pois todo sistema vivo procura o equilíbrio para chegar à adaptação. A necessidade de equilíbrio é decorrente também da vida social.

Referência:
http://paulo-v.sites.uol.com.br/textos/public2.htm, acesso em 16.05.2010.

1 comentários:

Patricia Grasel disse...

Carla querida,

Que ótima sua postagem, melhor ainda é ver que o curso do PEAD foi e está sendo importante em sua formação. Parabéns...