BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 22 de junho de 2010

O que nossos alunos leem?



Quinzenalmente me dedico a um curso de Letramento – alfabetização e linguagem, do Ministério da Educação e promovido pela Secretaria de Educação de São Leopoldo.
Em um encontro, dia desses, realizávamos um levantamento sobre nossas vivências infantis: quando e onde líamos, quem eram os mediadores, se frequentávamos bibliotecas ou se havia bibliotecas nas escolas onde tínhamos estudado.
Observamos que a grande maioria do grupo citou a escola como sendo a responsável pelos momentos de leitura aos quais havíamos vivenciado.
Seguimos nos questionando sobre o que se lê na escola? para que se lê na escola? e, em que condições se lê na escola?
Ao retornar tais reflexões para meu ambiente de trabalho – a escola – ouço uma fala comum na sala de professores, principalmente, nesta época de conselhos de classe: “nossos alunos chegam no quinto ano e não sabem ler, interpretar nem produzir textos.”
Ora, se sabemos que a função escolar reside não somente na alfabetização mas, principalmente, no letramento o que acontece quando há a constatação de que a leitura reflexiva não acontece?
Talvez precisamos repensar sobre o que é um leitor?
Segundo Ricardo Azevedo, leitores são “pessoas aptas a utilizar textos em benefício próprio,...seja como instrumento para ampliar sua visão de mundo, seja por motivos religiosos, seja por puro e simples entretenimento”. Talvez a escola necessite reconhecer as leituras que seus alunos realizam como sendo legítimas.
Referência:
AZEVEDO, Ricardo. Aspectos da literatura infantil brasileira hoje. In Revista Releitura, Belo Horizonte, 2001, nº15.
Disponível em: www.ricardoazevedo.com.br

1 comentários:

Patricia Grasel disse...

Que bom saber que além de suas atividades no PEAD vc está se alimentando intelectualmente em cursos de extensão, isso qualificará ainda mais suas ações docentes
Gostei de sua postagem, achei muito provocativas suas questões, fiquei curiosa para saber mais um pouco sobre sua opinião referente as respostas para perguntas que fizestes.