BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 22 de junho de 2010

Desenvolvendo a capacidade leitora




Propor um trabalho no sentido da formação de leitores é sempre um desafio. A leitura requer muito esforço, aprendizagem e acumulação, pois quanto mais capacitação mais prazer irá proporcionar. No dia 01 de junho tive a oportunidade de assistir uma palestra com Ricardo Azevedo, autor de diversas obras infantis, onde dizia que a formação de um leitor se dá quando as pessoas são capazes de utilizar os textos em benefício próprio.
A paixão pela leitura surge das simples descobertas. Entre elas, descobrir que as melhores coisas da vida não tem em si uma função, que somos diferentes, com características diferentes e assim o seremos, aprendizes, até o final da vida.
A leitura alimenta a capacidade de suportar os problemas através da leitura, pois sempre há um cantinho para onde se pode fugir em nossa imaginação. A cultura funciona como uma lente, nós vemos a realidade através de lentes culturais, e a ficção é uma forma de experimentar a realidade. A literatura é um artefato utilizado pelo ser humano para complementar os “buracos “ que criamos.
O professor se abastece de idéias na literatura, mas encontra dificuldades em tornar-se um mediador de leitura. A capacidade leitora, assim como a escrita, precisa ser desenvolvida na escola. A escola deve assumir sua função de treinadora e, posteriormente, de deleite requerido pela ação leitora.
As atividades diferenciadas, indo ao encontro das realidades do aluno, ajudam o educador nesse percurso. Ao se propor desenvolver a capacidade leitora o professor oferece ao educando um universo de descobertas e um refúgio na imaginação que será único e de acesso livre, sempre que o aluno desejar.

0 comentários: