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terça-feira, 21 de outubro de 2008

Concepções e normas de currículo e de avaliação

Na interdisciplina de Organização do ensino Fundamental, realizamos um quadro de levantamento de dois documentos do currículo escolar: o Projeto político pedagógico e o Regimento escolar, da escola na qual atuamos.
O PPP trata das concepções escolares, a partir da análise da realidade da mesma, e conclui com o que deseja, aquela comunidade, que seja articulado dentro deste espaço.
O Regimento escolar aborda as normas que devem ser seguidas para atingirmos os objetivos apontados no PPP.
Refletindo sobre tais questões, posso perceber que a educação está passando por um momento muito singular, no qual, todos os envolvidos estão procurando soluções e caminhos para tornar o aprender prazeroso, mas acima de tudo significativo. Há avanços constantes na busca do sucesso em nossas escolas e muito ainda precisa ser feito, mas o mais importante é que finalmente estamos problematizando, discutindo pensando e falando sobre educação.
Acredito que a unidade escolar deva ter mais autonomia, que mesmo devendo se reportar à mantenedora, deva ser capaz de elaborar sua dinâmica e adaptar suas decisões de acordo com a comunidade na qual se insere. Atualmente, sou supervisora, e não consigo sentar com professores para elaborarmos projetos pedagógicos e praticas que atendam as necessidades dos nossos alunos, pois destino a maior parte do meu tempo preenchendo papéis ou em reuniões coma a mantenedora, deixando assim, na verdade, a escola acéfala desta função.
Penso que isso de deve, também, porque a mantenedora também está aprendendo a abrir-se para a participação do coletivo.

1 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Carla,

De fato tenho percebido que essa inserção do coletivo do democrático é um processo lento. Ao mesmo tempo em que esta ocorrendo, as partes interessadas ainda o fazem com muita cautela. Percebi que mudar, é um processo difícil, requer planejamento, quebra de paradigmas, gera muitos conflitos.... Mas assim como você também tenho visto (em alguns lugares) essa maior mobilização em fazer do aprendizado um processo mais dinâmico, objetivo, diversificado, que tenha uma melhor aceitação. Tanto por parte de quem ensina quanto por parte de quem aprende.
É buscar novas possibilidades ....

Um abração,
Fabi