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quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Reflexões sobre Pedagogia da autonomia e Pedagogia da indignação

Aquele que almeja tornar-se sujeito da História não pode prescindir do desejo do saber. Desejar o saber e criar situações de aprendizagem é responsabilidade tanto do indivíduo quanto da coletividade. Contudo, é improvável a elaboração de novas sinapses do conhecimento sem que o indivíduo para tal se motive. Assim, reflito sobre o que Freire chama de tirania da liberdade, pois na prática cotidiana de sala de aula é constante a complacência dos pais, quando se dirigem à escola dizendo que não sabem mais o que fazer com seus filhos – muitas vezes crianças de apenas 6, 8 ou 9 anos de idade -. Esperam que a escola dê a resposta para esta questão, que na verdade, possui respostas muito mais profundas do que as quatro horas de vivência escolar podem fornecer.
A sociedade precisa encarar a educação de maneira política, crítica e participativa, pois só assim, aprender e experimentar tornar-se-ão significativos para os alunos. A escola não é um depósito para que os pais deixem seus filhos enquanto trabalham. Ela precisa ser vista como fator primordial de uma sociedade que queira políticas públicas de qualidade, que atendam às suas demandas de maneira justa e equalitária. É a educação que nos impede da neutralidade social e que nos dá vontade de transformar o mundo. (...)

Os alunos precisam compreender o grupo no qual estão inseridos. O educador deve estar atento às leituras e releituras do grupo, focalizando a compreensão do contexto, do espaço e dos fatos. O professor só tornará isso possível à medida que ele próprio for um pesquisador, um questionador e um cidadão atuante, e que seja capaz de reconhecer em si a capacidade de determinação e de mudança, como seres inacabados que somos.

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Carla,
Se te conforta, a escola privada enfrenta estes mesmo problemas que relatas.... exatamente nas mesmas palavras... Infelizmente os pais estão equivocados quanto ao real papel da escola, querendo que façamos a parte que compete a eles. Achei ótima a tua reflexão!!! Mas caio novamente na velha questão de não saber qual foi a atividade que te levou a esta reflexão critica. Certo? Por favor, não se esqueça de nos contar ok?
Abraços,
Fabi

Simone disse...

Carla muito boa a tua reflexão! Esta foi a idéia da atividade ECS1, que pudéssemos refletir a partir da leitura dos materiais. Paulo Freire diz que "ensinar é criar possibilidades para a construção do conhecimento." O professor é um mediador, a quem cabe a tarefa de incentivar e despertar a curiosidade natural dos alunos, para que possam continuar aprendendo com prazer ao longo da vida! Já pensaste de que forma estás criando possibilidades para a construção do conhecimento de teus alunos? Um abraço, Simone - Tutora sede ECS