BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Gestão democrática

A Gestão democrática possui instâncias de funcionamento: a dimensão financeira, que se dá através dos repasses regulares de verbas para aplicação nos recursos desejados pela escola e posterior prestação de contas para a mesma; a dimensão administrativa, com o planejamento participativo, a eleição de diretores, o funcionamento do Conselho Escolar e as agremiações, associadas ao trabalho da escola; a dimensão pedagógica, que evolve o Projeto pedagógico e as ações realizadas para que o mesmo seja alcançado pedagogicamente; a dimensão relacional, que constitui do eficiente relacionamento com o sistema, com outras redes de ensino e instituições envolvidas com a educação que podem auxiliar a escola a colocar em prática seus objetivos expostos no Projeto Pedagógico.
Na escola onde atuo, acredito que exista um real interesse do corpo discente e da gestão pública atual para que se efetive uma gestão democrática efetiva. Possuímos eleições diretas de diretores e orientadores pedagógicos, há repasses regulares de verbas, estamos elaborando o Projeto Político Pedagógico através de consulta da comunidade escolar, existe uma prestação de contas regular dos recursos aplicados, e as decisões envolvendo as dinâmicas educacionais são realizadas através das reuniões pedagógicas, periódicas, quinzenais.
Observo que ainda falta a consciência da comunidade, onde a escola que trabalho está inserida, da necessidade da sua participação de maneira mais efetiva. Há uma falta de apropriação por parte desta, da exposição de seus desejos, da participação constante nos processos escolares e acompanhamento das programações do calendário escolar.
Existe ainda a questão dos recursos insuficientes para a educação, o que ocupa grande parte do tempo dos discentes, que precisam se preocupar com a elaboração de formas para angariar e garantir a estabilidade financeira da escola. Também nesse sentido, me chama a atenção o grande número de colegas educadores que se desdobram em uma jornada de sessenta horas semanais de trabalho, pois os salários da categoria ainda são baixos. E nesse sentido acabam prejudicando a pesquisa, o desenvolvimento e o envolvimento dos profissionais de maneira mais harmônica, como requer a educação.
Através do que foi visto até agora, acredito que falta uma tomada de consciência da população no sentido de exige a implementação das políticas públicas. Isso acontecerá através da participação democrática, a iniciar pelo ambiente de nossas salas de aula. Aprendendo a participar criticamente do seu próprio processo de aprendizagem o indivíduo cria o hábito e vê a necessidade de fazê-lo em todas as dimensões de sua vida.

1 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Pois é Carla, concordo com você quando menciona que todos, além daqueles que lecionam, devem também ter por consciência que a escola não se faz sozinha, a participação da comunidade seria uma forma efetiva de progresso na busca de melhorias para si própria, visto que seus filhos estudam nesta escola. Mas esta é uma luta de muitos anos, que progride lentamente, mas que esta progredindo. Assim como a reflexão anterior, também não sei a qual atividade te referes... pois você não descreveu-a para nós. Não esqueça de localizar "o teu leitor" para que ele saiba exatamente o que desencadeou esta postagem ser "significativa".
Bjs,
Fabi