BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Aprendendo Estudos Sociais

É primordial que no currículo de Estudos Sociais se estabeleça relações entre identidades individuais, sociais e coletivas. Fazer com a criança se envolva que os alunos se descubram como sujeitos, que têm nome, que têm uma história e que ocupam um espaço. A família estabelece as primeiras relações sociais e ensina comportamentos básicos. Na vivência dos costumes familiares, na escola e nas pequenas comunidades, a criança vai assimilando hábitos e valores e, ao mesmo tempo, estabelecendo relações sociais.
É aprendendo sobre o grupo em que vive e a sua origem, que a criança passará a compreender a sociedade em geral. A criança tem sua entrada no mundo, através da convivência em grupo. O grande objetivo de Estudos Sociais no currículo escolar é a construção da noção de vida em sociedade.
Parecem-me evidente que no ensino dos Estudos Sociais que conheci em minha prática, até o momento, evidenciaram as datas cívicas comemorativas, os vultos históricos e, tudo isso sem qualquer preocupação de ligação com a realidade dos alunos e o seu contexto social. Não se percebe a possibilidade da transversalidade entras aprendizagens. Com isso perde o professor, que dá aulas “vazias”, e perde o aluno que não consegue estabelecer relação entre as aprendizagens escolares e a sua realidade, e por último, perdemos todos a oportunidade de exercitarmos a cidadania e nos percebermos como cidadão desde os bancos escolares.

1 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Carla,

Esta postagem é uma reflexão feita sobre uma atividade solicitada em estudos sociais? Se for, quando postares novamente, nos relate o que pedia a atividade e como ela ocorreu. Não esqueça as evidências!
Um abração,
Fabi