BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 21 de abril de 2008

AS VELHAS BRINCADEIRAS COMO RESGATE DA IDENTIDADE CULTURAL

As brincadeiras, de uma forma geral, ajudam a educar a criança para o convívio, especialmente as que misturam participantes de várias faixas etárias. As tradicionais ainda permitem que se conheçam aspectos importantes de uma determinada cultura.
Há muito observo o abandono das brincadeiras "antigas" que, além de recuperar o contato físico, a socialização, o conhecimento dos limites do próprio corpo, recuperam também a história dos familiares e estabelecem um diálogo com tempos ainda desconhecidos pelo cotidiano da maioria dos estudantes das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Desejo, através deste investigar as brincadeiras realizadas durante a infância dos familiares ascendentes dos alunos da Quarta Série da escola onde trabalho, identificando-as como marcadores da identidade cultural dos alunos e da comunidade onde estão inseridos. Durante esta investigação, os alunos deverão se capazes de estabelecer comparações entre o que ouviram dos pais, avós, tios, etc, e o que costumam realizar em seu cotidiano escolar.
Na realização desta investigação, pretendo buscar, através de questionário, as brincadeiras realizadas pelos familiares dos alunos, em textos pesquisados na Internet, em revistas e nas leituras realizadas durante o decorrer das interdisciplinas estudadas e, promover o encontro e contato das crianças com a realidade cultural de seus antepassados.
A atividade será considerada satisfatória se os alunos realizarem as comparações desejadas, entrando em contato com a história, o tempo e o espaço da cultura de seus familiares ascendentes.

1 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Carla!

Resgatar coisas boas do nosso passado é sempre muito gratificante. Poder mostrar aos nossos pequenos uma cultura diferente daquela em que eles hoje estão inseridos. Percebi que pretendes trabalhar esta atividade através de brincadeiras, resgatando-as por meio de questionários e outras formas de investigação. Informações estas trazidas por ti e por teus alunos. Mas como tua tutora devo ter um olhar um pouco mais crítico. Por isso pergunto a você: Já tens em mente quais brincadeiras pretendes resgatar? Ou vais trabalhar baseada nos resultados que obtiver depois que terminares a tua pesquisa? Como pretendes fazer este resgate com teus alunos? Apenas discutindo estas informações com eles ou exemplificando na prática as brincadeiras (brincando)?
Outra dica que queria deixar para você é que crie marcadores para as interdisciplinas deste semestre e jogue as tuas postagens já feitas nas respectivas disciplinas. Certo?
Um abração e boa sorte em tua pesquisa. Adorei tua idéia. E não esqueça de registrar estes momentos e trazê-lo para nós aqui no blog.
Fabi