BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Apresentação do Portifólio de Aprendizagens

Quando foi solicitado a realização de um portifólio onde deveríamos evidenciar e justificar as aprendizagens proporcionadas pelo curso de Pedagogia até o momento, primeiramente, eu somente me perguntava: mas o que é um portifólio?
É evidente que em seguida, eu descobriria o que é, como se faz, etc; mas, principalmente, me pegaria realizando reflexões muito profundas sobre minhas aprendizagens, minha prática, e sobre como acontece a apreensão do conhecimento dos meus alunos e o meu.
A realização de um portifólio integrando minhas aprendizagens fez com que me desse conta de quanto eu já havia mudado meus conhecimentos – tecnológicos ou não- e o quanto minha prática já havia sido influenciada por isso.
P orém, somente realizar tais reflexões não bastava. Era também necessário que eu as publicasse e revelasse diante de meus colegas e professores. Mais uma surpresa desta atividade: falar diante dos outros coisas que eu já sabia, através das reflexões realizadas, mas que jamais pensei em verbalizar.
U m misto de ansiedade e nervosismo tomou conta de mim, cheguei até a pensar que não conseguiria... Mas ao final, foi mais uma aprendizagem muito gratificante para mim, ver o quanto minhas colegas se interessaram pelo que eu expunha ali, algo tão pessoal e ao mesmo tempo tão coletivo.
G ostei da minha apresentação e de ouvir as experiências relatadas por minhas colegas.

A prendi muito e espero que tenha contribuído com a aprendizagens das demais integrantes do meu grupo de apresentação.

1 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Querida Carla!
Este misto de ansiedade e expectativa é perfeitamente normal. Não importa qual semestre estejamos, ou qual interdisciplina estamos cursando, o "novo" sempre vai nos fazer se sentir assim. Por isso todo final de semestre fazemos estas apresentações, com o intuito de fazer com que vocês mesmas tenham consciência do progresso e do trabalho desenvolvido (não só o seu, mas dos colegas também). Fico muito feliz que tenha gostado da sua apresentação e que tenha percebido mudanças significativas em sua vida. Só não se esqueça de nos "detalhar" estes "aprendizados", pois é justamente o que você aprendeu (relatado com muitos detalhes) que muito nos interessa!
Grande abraço,
Fabi