As discussões feitas sobre as teorias pedagógicas, metodologias e concepções sobre o processo de aprendizagem trouxeram novas discussões sobre as atividades pedagógicas e surge uma proposta metodológica para provocar uma mudança na escola: os Projetos de Aprendizagem.
Projeto de Aprendizagem é uma proposta de trabalho que nasce dos interesses e necessidades dos alunos buscando saciá-las de forma autônoma.
Através das situações de confronto e de um princípio de liberdade e interação os alunos constroem seus novos conhecimentos.
Aos professores especialistas, cabe mediar, acompanhar e desafiar os alunos para novos pontos de vista.
O professor mediador precisa deixar de ser o centro da atenção e razão das aprendizagens abrindo espaço à participação, favorecendo a autonomia mantendo vivos o interesse e a atenção dos alunos.
Essa mudança é complexa, pois vão mudar a base teórica dos educadores.
Ao mediador cabe abrir novos caminhos frente a questões desafiadoras que vão gerar novos conteúdos, que depois de explorados, possibilitam a construção de novos conhecimentos.
O encadeamento e sucessão de pergunta, resposta, nova hipótese, nova pergunta, dá coerência e unidade ao interrogatório cooperativo.
Os questionamentos mudam sua função em sala de aula e vão além de perguntas que buscam o que está na memória. Irão desestabilizar, provocar discussões, reflexões, análises e críticas, sendo isso essencial para a formação do cidadão.
O link a seguir refere-se ao Projeto de Aprendizagem que minhas colegas e eu estamos desenvolvendo.
Nossos estudos ainda não estão concluídos, porém é muito interessante acompanhar a caminhada que estamos realizando nesta nova proposta de aprendizagem...
Por que as pessoas têm animais de estimação?
sábado, 4 de julho de 2009
Projeto de Aprendizagem
Postado por carla sperafico às 13:08
Marcadores: Seminári Integrador VI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Carla querida,
Que maravilha ler essa sua postagem, ela mostra que vc conseguiu compreender extamente a proposta de trabalho com os PAs, sua escrita revela realmente o desafio gostoso que é trabalhar com projetos de aprendizagens, descobrir respostas as nossas curiosidades através da construção e reconstrução de certezas e dúvidas, é um processo de plena construção até chegar ao ponto final do PA. Sua escrita poderia estar compartilhanda na síntese do portfólio do workshop.
Bjos
Paty
Postar um comentário