BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Conhecimento dos objetos

"O conhecimento, segundo Piaget, não é uma cópia da realidade. Não resulta de olhar e fazer simplismente uma cópia mental, uma imagem de um objeto. Para conhecer um objeto, um fato, é preciso agir sobre ele, modificá-lo, transformá-lo, compreender o processo dessa tranformação e, como conseqüência entender a maneira como o objeto é constrído."(Léa da Cruz Fagundes)
A experência com luz e sombra que realizamos com os alunos reflete muito bem a importância da manipulação de objetos concretos como forma de apreensão dos mesmos. Quebrei a cabeça e fiquei encantada como os alunos sentiram-se desafiados ao manipularem figuras simples e com elas formaram inúmeras possibilidades que só através da ação sobre o objeto foi possível.

2 comentários:

Leonardo Porto disse...

Prezada Carla,

você tem feito postagens com uma regularidade muito boa! E todas versam sobre suas aprendizagens. Mas eu gostaria de fazer um comentário geral a partir da postagem que estou comentando. Você fala de uma experiência com “luz e sombras”; porém, não descreve esta experiência, o que impede a compreensão da tarefa para quem não é aluno ou professor da disciplina de matemática, então uma breve descrição das tarefas que geraram aprendizagem se faz necessário. Você cita um teórico, o que é muito bom, e depois afirma: “A experiência com luz e sombra que realizamos com os alunos reflete muito bem a importância da manipulação de objetos concretos como forma de apreensão dos mesmos”. Você poderia ter explicado porque chegou a esta conclusão.
A sua postagem sobre “Tempo e Espaço” possui uma reflexão sobre a sua aprendizagem, o que está bastante de acordo com a idéia de auto-avaliação do portfólio de aprendizagens. Mas existe uma postagem de 21 de abril onde há um comentário da tutora Fabi. Seria ótimo estabelecer este diálogo entre você a tutora de tal forma que as suas postagens reflitam esta troca de idéias.
Leonardo.

Luciane Machado disse...

Olá Carla, bela reflexão sobre a manipulação dos objetos, e a matemática requer mais esse contato, principalmente com os alunos menores,vejo nas postagens das atividades, o prazer que os alunos estão tendo em desenvolver a matemática de uma maneira mais lúdica e prazerosa.BEIJOS